COMO SE MANTER EMOCIONALMENTE ESTÁVEL DURANTE A PRODUÇÃO DA MONOGRAFIA

COMO SE MANTER EMOCIONALMENTE ESTÁVEL DURANTE A PRODUÇÃO DA MONOGRAFIA

A reta final de qualquer curso de graduação é estressante para o estudante. A percepção de que o tempo como estudante está chegando ao fim, juntamente com as últimas provas, faz com que o estresse se torne um sentimento letal. No entanto, há uma tarefa temida mais do que a maioria … a monografia. Aqui estão algumas dicas sobre como completar esta tarefa monstruosa com um trauma mínimo.

ESCREVENDO A MONOGRAFIA

A escrita da monografia pode parecer uma tarefa sem fim e a maioria de nós provavelmente passará inúmeras horas olhando para uma página em branco. Infelizmente, se você deseja se formar, completar sua monografia ao melhor de sua capacidade é uma obrigação. 1. O planejamento é fundamental: dá-lhe uma chance de pensar cuidadosamente sobre o que você vai escrever e garante que você gerencie seu tempo efetivamente. Dissertações tem, tipicamente, 6000-12000 palavras, o que significa que, para que você produza uma escrita coerente, forte , com um bom vocabulário, rico e ético, é necessário.
2. Reveja e ajuste o seu plano: à medida que você avança na sua monografia e, ao fazer mais pesquisas, o seu esquema original é obrigado a mudar. Não tenha medo de fazer alterações – desde que sejam justificadas.
3. Obter feedback: Ao longo do processo de redação de sua monografia, certifique-se de que outras pessoas revisem cada seção. Embora o seu supervisor de monografia possa fornecer feedback sobre a qualidade do conteúdo, amigos e familiares também poderão ajudar com erros gramaticais e falhas na lógica.
4. Basta escrever: reserve um tempo para escrever sobre qualquer coisa que você possa pensar sem distrações. Você pode editar o conteúdo em relação ao seu plano depois. De acordo com Joan Bolker, você pode escrever sua monografia em apenas 15 minutos por dia. Não temos certeza de quantos dias seriam necessários com essa abordagem, mas o tempo reservado para escrever livremente é definitivamente um método para tentar. Seja como for, isso ajudará você a aquecer para ser mais produtivo.

EVITANDO O PÂNICO

5. Tenha metas flexíveis: as possibilidades são os objetivos que você inicialmente estabeleceu podem ser um pouco ambiciosos. Isso é completamente normal, todos querem otimismo sobre o quanto eles podem escrever em um certo período de tempo, ou a quantidade de pesquisa que será necessária. Os retrocessos são comuns e diferentes tarefas podem demorar mais do que o esperado. Tudo isso faz parte da alegria da escrita da monografia – não seja desmoralizado. Decida o que deseja alcançar em um dia em vez de uma semana e se concentre em uma tarefa por vez. Ser realista manterá seu foco e mantê-lo motivado.

6. Tenha pausas regulares: durante os meses de monografia, a procrastinação torna-se um esporte que os estudantes se destacam. Tente evitar longas sessões de procrastinação, tomando pausas regulares, mas certifique-se de ganhá-las! Dê incentivos se necessário – você ficará surpreso com o que você fará pelo chocolate. Em uma nota mais séria, é importante levar algum tempo para relaxar completamente e esquecer o trabalho (mais fácil dizer do que fazer, eu sei), pois o estresse é contraproducente.

7. Exercício:
Corpo saudável: outra forma eficaz de gerenciar o estresse da monografia é fazer exercício. A atividade física faz com que o corpo produza endorfinas. Estes neurotransmissores de boa sensibilidade reduzem o estresse, atuando como analgésicos naturais. Além de aliviar o nível de estresse, o exercício também ajudará a trabalhar com todos aqueles lanches de monografia insolente!

Mente saudável: as técnicas de atenção plena também podem desencadear a produção de endorfinas e, se houvesse algum tempo para dar uma chance, é o seu último ano. Métodos como a meditação foram provados para combater o estresse e focar a mente. Experimente o programa ‘Take 10’ no aplicativo Headspace. Tem sessões de meditação guiadas curtas para cuidar do seu bem-estar mental.
A RETA FINAL

8. O acabamento: quando você estiver chegando no fim, tente não apressar. Você não quer escorregar no obstáculo final, pois pequenos erros, como a gramática e pontuação, não darão uma boa impressão ao seu trabalho. Os toques de acabamento, incluindo a leitura final, o referenciamento e a consolidação da sua tese, podem parecer árduos, mas lembre-se de que eles não são nada comparados com o esforço que você colocou nas etapas de pesquisa e escrita.

9. Hora de comemorar: completar sua monografia será um dos destaques acadêmicos do seu tempo na universidade. É uma conquista fantástica e você deve se orgulhar. Pegue a sua foto de monografia obrigatória e sente-se e assista, à medida que os gostos se aproximam.

CONHEÇA o  SOFTWARE monografis ONLINE QUE ORIENTA TCC DO INICIO AO FIM E EXPORTA PARA O WORD NAS NORMAS ABNT